sexta-feira, 27 de março de 2009

O CAMINHÃO DE BOSTA DA FAU




Foi numa manhã aprazível de março, de sol, calor e graças a Deus, um ventinho matinal... que, ao chegar no prédio da FAU/USP, onde trabalho, senti um cheiro de peixe podre e pensei:
- Nooooossssaaaa! Teve feira aqui ontem?
Mas qual não foi a minha surpresa quando vi um caminhão encostado perto do prédio e lá em cima, como se fosse muito natural, um rapaz rindo derrubando zilhões de metros cúbicos, que a primeira vista parecia terra, mas que pelo odor fétido deduzi era adubo, ou seria esterco? O olfato me dizia que era lixo e conclui que era um montão de merda.
É caro leitor..era um caminhão de pura bosta sendo despejada na FAU.
Para falar a verdade, a reforma do jardim da FAU é inexplicável. Tudo bem, vamos considerar que a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo tem que ter um projeto paisagístico exemplar; que o antigo estava descuidado, mas não bastava regar? Cortar as folhas secas, replantar algumas novas? Precisava arrancar tudo, até árvores antigas? Fazer caminhos de cimento e pedrinhas só para quebrar os saltos altos? Ah, sei lá o que esses arquitetos arquitetam em suas mentes.
E como a FAU é uma instituição pública, provavelmente a empresa responsável por este projeto foi escolhida pelo menor preço. E você pode imaginar o adubo mais barato do mercado? A bosta mais barata? Não é de vaca ou de cavalo, deve ser (pelo perfume que paira no ar há 15 dias) de restos de lixo orgânico: pura bosta barata!
Naquela manhã de segunda feira foi um forfé, uma moça da limpeza vomitou; alunos e funcionários passaram mal; outras ficaram com dor de cabeça. Os funcionários da biblioteca têm trabalhado de máscara cirúrgica; dizem que na diretoria de meia em meia hora, bombeiam Bom Ar. Comer na lanchonete nem pensar! E o pior: quem diria que ficar no banheiro é o melhor lugar! Afe!
Da minha janela, não vejo o Arpoador, mas a mocinha que comanda os heróicos empregados espalhando, mexendo e remexendo a bosta, com cara de paisagem, varrendo a merda pra lá e pra cá e levantando uma nuvem de bosta em pó que se espalha por todo o prédio, impregnando em nossas roupas, peles, cabelos, narinas, no chão, no ar que respiramos, enfim, joga merda no ventilador e faz tudo isto comendo pipoca doce!
E como toda reforma demora... Isto ainda vai feder por muito tempo!

Letícia 25/3/2009