domingo, 22 de fevereiro de 2009

Um espírito encostou em mim.


Tenho um afilhado, meio pertubado, lindo, fofo e frágil. Pertence a tribo tipo assim, fala aí meu, belê?, vamos tomar uns goró. Há anos dá trabalho para os pais, faz terapia e apronta. Leva a vida aos trancos e barrancos, mas sempre tem uma mão para reerguê-lo.
Preocupada com o andar desta carruagem, que há anos anda em passos de tartaruga e considerando que madrinha é a segunda mãe, encomendei para a minha amiga Araci, que freqüenta centros espíritas, um espírito da hora, bom e porreta, pra por meu sobrinho na linha ou num trilho mais rápido e tomar rumo nesta vida.
Dias depois reclamei que o espírito não estava fazendo efeito, mas ela foi categórica que ele tem cura, considerando que o caso é por demais complicado resolvi esperar mais um pouco pelos resultados da minha encomenda.
Vieram as festas de final de ano e por incrível que pareça, ele participou de todas. Graças ao meu novo cunhado (que não poderia ser melhor) passamos o ano novo juntos, quando tive a oportunidade de trocar algumas frases conexas com ele. E entre os só, ê aí? vamos tomar umas brejas? contou seus planos para 2009: fazer teatro em São Paulo e ficar no Albergue do Sumaré, isto é, a minha casa.
Comecei a desconfiar que o pacote espírita estivesse dando certo. E ele veio!
Como nunca se aventurou em São Paulo e no papel da segunda mãe, porém mais light, estou caprichando no rango, enchendo a geladeira de cerveja (pra não tomar na rua, mas ainda não deu certo, ele toma todas aqui e lá fora), dei dicas de cursos de teatro, acompanhei em alguns, levei ao cinema, levei a bares. Enfim arranjei um marmanjo como filho!
Pensando bem, acho que o espírito encostou em mim, mas se der certo, já estou fazendo uma listinha de encomenda:
Um para a minha filha se tornar cdf;
Um para o meu irmão dar um pé na bunda da mulher;
Um para a minha mãe sair andando;
Um para o meu pai aceitar mudar de casa;
Um para a minha irmã falar FUI para os filhos e exs;
Um para eu casar com um milionário e o albergue se tornar uma mansão para acolher, enfim, todos aqueles que querem morar comigo.
Ô Araci é só isso, será que dá pra providenciar?

UM PRESENTE PARA MINHA MÃE




Mês passado duas primas minhas visitaram a minha mãe, que já passa dos 80 anos e uma delas, a Silvia, deu uma caixa de chocolate Mundi.
Não sei se todo mundo conhece a tal caixa: é uma caixa com divisórias onde os chocolates, embalados em papel colorido estão encaixados em cada quadradinho. É tão legal que depois de comer tudo, pode servir para guardar bijus ou como o marido de uma amiga faz, usa como paleta de tintas.
Lógico que a minha mãe adorou o regalo, visto que mostra para cada pessoa que passa lá em casa, seja parente ou não conhecido ou desconhecido e fala pra todos:
- Veja o que ganhei! Uma caixa de chocolates, caixa bonita não?
Mas não oferece nenhum para ninguém, nem meu pai, companheiro de 58 anos, conseguiu pescar um!
Como passa o dia sentada ou deitada no sofá, a caixa fica lá ao lado dela, para quando tiver vontade de olhar, arrumar, desarrumar e arrumar de novo, está ali, ao seu alcance.
Demorou a começar a comer, porque ninguém lembrou que aos 84 anos não tem mais força na mão para rasgar o plástico que envolve a caixa, porém depois que o meu pai fez o favor, passou a comer um ou dois chocolatezinhos só depois do jantar; só ela!
Desembrulha, embrulha, desembrulha, come, fica lendo os sabores, arruma e faz carinho nos chocolates, come outro e se lambuza, depois é um Deus nos acuda para escovar os dentes...
Outro dia minha irmã me ligou desesperada que não achava a caixa! Mamãe queria porque queria comer o chocolate! Citei vários armários possíveis em que poderiam ter guardado e nada, ninguém achava. Coitada, foi dormir tristinha sem o seu doce brinquedo.
Mais tarde da noite meu pai ligou avisando que havia achado a caixa debaixo de um volume do Tesouro da Juventude (enciclopédia da sua infância) que ele está relendo por falta de opção.
E como ele diz: num português muito bem escrito!
E a mamãe ainda continua namorando a caixa...